segunda-feira, 16 de junho de 2008

Livro de Bolso

No mês passado estive na primeira edição da Feira Bienal do Livro, em Belo Horizonte. Havia vários stands vendendo exclusivamente livros de bolso.
Livro de Bolso, é so mais uma modinha? ou seria uma inovação?
Se vai pegar não sei. O livro de bolso (ou bolsilivro) está no mercado já faz um tempinho, mas na maior parte nunca passou de síntese... o que ultimemente vem vindo com histórias e coleções completas de grandes autores renomados ou ainda a serem descobertos.

Se os brasileiros aderirem mesmo á "nova" idéia a lista favorável é grande. Em uma vida diária tão corrida, o livro de bolso é a escolha ideal para onde você for; Seje dentro do ônibus, no metrô, em uma fila, uma sala de espera para ir ao médico o livro de bolso pode estar sempre te acompanhando. Outro fator favorável é o preço, que é bem em conta. Fatores estes, que podem até mesmo ajudar à Literatura a se infiltrar mais no meio do povo brasileiro.

Só por curiosidade...Nunca vi, mas já li que em estações de metrô em São Paulo têm máquinas na qual você pode comprar facilmente estes livros que estão ficando cada vez mais acessíveis à grande massa popular.

Ninguém sabe se essa moda vai ser passageira ou atribuída, os efeitos que vai causar sobre o povo. O que nos resta é esperar e ter senso crítico ao aderir o Livro de Bolso.

6 comentários:

Unknown disse...

É por isso eu gosto de livrão mermão...

Pedro Feital disse...

engraçado... acho sensacional somente o fato de EXISTIR livro de bolso... mas os poucos q tive em mãos, nunca me agradaram por serem pequenos demais e até as letras, algumas vezes, também são pequenas. e eu tenho mão grande, o livro se perde fácil nela. os livros grandes nunca vao me abandonar rs

Nyo disse...

Livros de Bolso são legais, mas muito pequenos e resumidos, quando são bons, a letra que é HIPER-MEGA-MASTER-MIÚDA atrapalha um pouco (Modéeeeestia), mas a idéia é boa, mesmo que não pegue por aqui, já é um princípio de incentivo à cultura .

Allana Salmer disse...

Bom, em contraponto a nayon, meus livros versão pocket são originais, e a letra não é assim tão pequena, uma ótima leitura!

Anônimo disse...

Ei Sabrina, aqui é a Rebecca que você conheceu em Guarapari. Em primeiro lugar, adorei a intro do seu blog porque não importa como, blogs são mesmo coletâneas de idéias. Eu tenho 3 blogs e todos diferentes: um é um livro, o outro sobre livros e um pessoal que vc vai conhecer quando eu tirá-lo da aposentadoria. Aposentei esse nessa semana, depois de pensar muito na vida e tomar algumas decisões olhando pro marzão.
Em segundo lugar, sobre seu post, confesso não gostar muito de livros de bolso. Muito menos os micro livros que estavam sendo vendidos em um stand do Peru na Bienal do Livro. Um dos motivos é que eu gosto do formato do livro tradicional mesmo. Se a letra variar eu não consigo ler de maneira alguma. So, anyway, voto por certas coisas que seguem a tradição: livro do tamanho normal, café com leite e pão com manteiga, jornal no formato tablóide, arroz com feijão.
E é isso. Beijocas e visite meu blog!

Anônimo disse...

Ops... Esqueci. Meu blog é http://palavrasoportunas.blogspot.com.
Beijim...