sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Em um trabalho da faculdade, tive a oportunidade de ouvir Helena Barone. Ela é uma jornalista que ama inventar e reformar.


A Transição Profissional de Helena Barone


A jornalista que ama reinventar não mostra receios com relação a extremas mudanças em sua carreira profissional

Sabrina Assumpção

“Quando agente acha que sabe tudo, na verdade, não sabemos nada”. A frase anterior foi dita por Helena Barone. Jornalista há mais de 10 anos, ela se mostra uma mulher autêntica, e principalmente sem medo de mudanças. Procurando sempre se renovar, Helena já fez praticamente, quase de tudo na vida. Chegou a vender cachorro-quente, trabalhar em fábrica de laticínios e ganhou muito dinheiro digitando. Tudo, mesmo sabendo desde época de escola que sua maior vocação era para o mundo jornalístico.

Sempre com bom ânimo e a procura de sua independência, Helena mostra a ausência de medo ao falar como sempre se arriscou ao transitar para novas atividades – “Não se pode perder a oportunidade de sempre mostrar serviço”. Ela veio de uma família com oito irmãos, por isso, exerceu tantos ofícios. Helena, trabalhou por quase 12 anos como editora de jornalismo na TV Alterosa. Até com cargo tão confortável para muitos, ela procurou estar sempre se renovando – “Hoje em dia, dá para fazer de tudo, inventar mil coisas”.

Sua vida particular também esteve em constante mutação. Helena é casada e tem uma filha de quatro anos. Ela estava insatisfeita com o tumulto e correria em sua vida por causa de sua carreira jornalística. Com conselhos de seu marido, Helena conseguiu enxergar que mudanças haviam de ser feitas, pois, o desgasto em sua vida pessoal estava cada dia aumentando. Mais uma vez, Helena optou por mudanças em sua carreira como, por exemplo, a criação do programa Vrum na TV Alterosa, do qual passou a ter mais tempo livre nos finais de semana.

Após ter tomado uma de suas decisões mais difíceis na vida: deixar de trabalhar na TV Alterosa. Na época em que estava grávida Helena Barone se dedicou a estudar para um concurso público e assumir um trabalho que nunca havia feito antes na Assembleia Legislativa. Depois de ter passado no concurso, hoje, Helena não esconde a satisfação que tem ao ter optado por tantas mutações profissionais – “Voltei a sonhar, às vezes sonho em voltar atrás para reinventar algo novo num espaço novo”.

Nenhum comentário: